O CILSJ, em parceria com o WWF-Brasil, iniciou em agosto de 2014,  na Bacia do rio São João, a implantação do projeto “Alegria no Pé, Floresta de Pé”, idealizado por uma das maiores patrocinadoras do futebol brasileiro, a Brahma, com o objetivo de criar um fundo para conservação das florestas e áreas verdes do Brasil, unindo futebol e natureza.

A estreia do projeto aconteceu na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2012, quando 2.500 árvores nativas na natureza foram conservadas em parceria com o Instituto IPÊ por meio de reflorestamento e manutenção de áreas em processo de restauração. A ideia era de que para cada gol feito, 100 árvores no Brasil fossem conservadas.

Com o compromisso de desenvolver esta ação de responsabilidade ambiental até 2014, a Brahma está investindo cerca de três milhões de reais em plantio de árvores, conservação de áreas verdes, educação ambiental e geração de trabalho. Na região da Bacia do rio São João, o investimento do projeto será de aproximadamente 500 mil reais e será iniciado em 2014.

Segundo Gabriel Kruschewsky, coordenador do projeto pelo CILSJ, o mapeamento das áreas prioritárias já foi finalizado e entregue em agosto, tendo a previsão de plantio de 54 mil mudas de árvores nativas nas microbacias do rio Capivari, rio Bacaxá, alto e médio curso do rio São João e sistema hidrográfico do reservatório de Juturnaíba. O plantio das mudas será iniciado em outubro de 2014 com previsão de término em janeiro de 2015. Gabriel ressalta ainda que o projeto situa-se num contexto maior de restauração da bacia, dando continuidade a projetos já iniciados onde existe um deficit de vegetação as margens de afluentes do reservatório. “Este projeto tem potencial para alavancar outros projetos e recursos para a recuperação da bacia do São João e preservação das águas do sistema hidrográfico de Juturnaíba”, afirmou Gabriel.

Assista ao filme "Tinha uma árvore", que divulga o projeto:

 

 

 


Av. Getulio Vargas, 603 - salas 305 / 306 - Centro - Araruama/RJ
Cep: 28970-000 - (22) 2665-0750